Biografia

Natural de Bronx, New York, Tupac Amaru Shakur nasceu em 1971, com o nome de Lesanne Parish Crooks. O significado do nome pelo qual o conhecemos é especial. Tupac Amaru é um nome inca que traduz “serpente resplandecente” e Shakur é um nome egípcio que se traduz por “grato a Deus”.
Em 1981, a família de Tupac mudou-se para Baltimore, para que este frequentasse o Liceu de Artes da dita cidade. É nesta fase que Tupac escreve o seu primeiro rap, então, sob o nome de MC New York.
Mais tarde, em Junho de 1988, a sua família muda-se para Marin City, uma cidade vizinha de Oakland, na California. Aqui, Tupac envolve-se com verdadeiros marginais e começa a vender droga. Em Agosto do mesmo ano, o padrasto de Tupac, Mutulu Shakur, é preso e sentenciado a 60 anos de cadeia devido a um crime alegadamente cometido pelo mesmo em 1981.
Em 1990, Tupac junta-se ao grupo Digital Underground, desempenhando um papel de rapper e dançarino. Em 1991 e enquanto membro deste grupo que foi nomeado pela Academia dos Grammys, ele destaca-se na música “Same Song” do álbum “This Is Na Ep Release” e no álbum “Sons Of The P”.
Nesse mesmo ano, o rapper alcançou reconhecimento individual com o álbum “2Pacalypse Now”, do qual resultaram os singles bem sucedidos, “Trapped” e Brenda´s Got A Baby”. A polémica em redor deste álbum que falava de polícias sendo assassinados, trouxe a 2Pac alguma popularidade e o rótulo de rapper marginal e socialmente incorrecto começava a ser definido em Tupac.

No ano seguinte, Tupac participa no filme de Earnest Dickerson, “Juice”. Em 1993, é lançado o segundo álbum a solo do rapper, intitulado de “Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z., este com uma aceitação ainda mais forte que resultou num enorme número de cópias vendidas. Note-se que houve sempre uma tendência em duplicar o número de vendas dos álbuns de 2Pac de álbum para álbum até o “All Eyez On Me”. Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z. produziu os singles, “I Get Around”, “Keep Ya Head Up” e “Papa´z Song”. Nesse mesmo ano contracenou com Janet Jackson no filme “Poetic Justice”.Em 1994, Tupac apareceu associado ao grupo “Thug Life” na banda sonora do filme protagonizado por ele próprio, “Above The Rim” e no próprio álbum do grupo, “Volume 1”.
Durante uma rixa perto dos estúdios de gravação em New York, Tupac é baleado cinco vezes, tendo sido disparados dois tiros na cabeça. Miraculosamente o rapper sobreviveu, tendo atribuído as culpas do incidente ao seu amigo de longa data Christopher Wallace (The Notorious B.I.G.). Contudo nunca houveram provas incriminatórias para o sucedido, embora que para Tupac a situação estava esclarecida, Biggie Smalls teria organizado o atentado.
E assim começou um dos maiores ódios de sempre senão mesmo o maior, da história do hip-hop. Nesse mesmo ano, o rapper foi acusado de abuso sexual a uma mulher. Julgado em Fevereiro de 1995, é condenado a quatro anos e meio de prisão.

Com o lançamento do multi-platinado “Me Against The World”, 2Pac torna-se no primeiro artista a atingir o número 1 do top de vendas da Billboard enquanto está preso (!). Este album produziu entre outros, um dos singles de mais sucesso do rapper de sempre, “Dear Mama”, música que aliás valeu a 2Pac um Grammy.
Tupac viveu dias difíceis na cadeia. Enquanto esteve lá demonstrou estar cansado da vida que levara... “Thug Life to me is dead. If it´s real, let somebody else represent it, because i´m tired of it...”.
Tupac passsou oito meses na cadeia e em Outubro de 1995 é libertado ao ter assinado um contrato com a produtora “Death Row Records”, contrato esse que obrigava o rapper a produzir pelo menos três álbuns para a produtora. Foi a única solução que o rapper teve para sair da prisão. Junta-se então a outros grandes nomes do panorama do hip-hop como “Snoop Doggy Dogg” e “Dr. Dre”.
E é num novo ambiente, benefeciando do estilo de produção californiano, que em 1996 é lançado o álbum mais vendido de sempre da história do hip-hop, “All Eyez On Me”, também o primeiro CD duplo de hip-hop de sempre.
Prestes actualmente a alcançar o disco de diamante (10x platina!), este álbum é um marco e um “must-have” do estilo. Oficialmente reconhecidos como singles estão as músicas: “How Do U Want It”, 2 Of Amerikaz Most Wanted, I Ain´t Mad At Cha e California Love. Este último, um dueto com Dr. Dre é talvez a música que vendeu mais até hoje de hip-hop. No single da musica “How Do U Want It” vinha incluído outro single, Hit Em Up. Esta música fez o conflito West/East Coast chegar ao seu pico máximo, pois o rapper pode-se dizer que escangalhou por completo todos os seus inimigos nova-iorquinos! O clima de tensão era evidente e para qualquer evento, Tupac não saía desprovido de guarda-costas e um colete anti-balas.

Por um motivo que permanece misterioso, na noite de 7 de Setembro de 1996, ocasião de um combate de boxe entre Mike Tyson e Bruce Seldon, o rapper não levou o colete como habitualmente. Nessa noite e após o combate, quando o rapper saía no carro com Suge Knight, presidente da Death Row, foram disparados 13 tiros ao carro. 4 atingiram o rapper e um raspou o seu “chefe”. Após ter estado 7 dias em coma, a 13 de Setembro de 1996, Tupac Amaru Shakur falece. Nesse mesmo dia, é lançado o video clip da música “I Ain´t Mad At Cha” onde o rapper desempenha o papel de alguém que morre. Foi isto que fez precipitar o aparecimento das teorias que dizem que o rapper se encontra vivo e apenas falseou a sua morte para fugir à fama e ao perigo. De facto, o descrito anteriormente trata-se de depoimentos de escassas testemunhas, que até se contradizem... (para mais detalhe, ver Teorias) Em Novembro desse mesmo ano é lançado mais um álbum de 2Pac, sob o nome de Makaveli, “The 7th Day Theory”.
Este álbum não diminui a qualidade estabelecida pelo rapper, tendo sido produzidos os singles “Toss It Up”, To Live & Die In L.A.” e “Hail Mary”. No ano seguinte, para além de mais seis músicas resultantes das bandas sonoras dos filmes protagonizados por Shakur, “Gang Related” e “Gridlock´d”, é lançado mais um álbum do rapper, de nome “R U Still Down”, um duplo CD do qual se destaca o single de ouro “Do For Love”, entre outras músicas alegadamente gravadas pelo rapper num período antecedente ao da Death Row como produtora. É revelado pelas entidades do rapper que se encontram 700 músicas deixadas por 2Pac.

A notícia amenizou um pouco as teorias sobre o rapper está vivo, mas não o sufeciente...
Em 1998, mais um CD é lançado, uma compilação dos melhore êxitos de 2Pac, “Greatest Hits”, onde são incluídos alguns temas inéditos, entre os quais o single "Changes” se destaca por ter sido um número 1 em todo o mundo. No final do ano seguinte (1999) é lançado mais um álbum de temas inéditos de 2Pac com o seu grupo “The Outlawz”. “Still I Rise é o nono álbum de 2Pac e mais um com a qualidade que habituou o público ouvinte. “Baby Don´t Cry (Keep Ya Head Up II) foi single.
O ano de 2000 trouxe aos fãs de 2Pac um tributo, “The Rose That Grew From Concrete”, que consistia em poemas do livro do rapper com o mesmo nome, interpretados por artistas conceituados de música negra. Um gesto que o rapper merecia... Depois de um tempo foi confirmado o lançamento do álbum Until The End Of Time,o décimo do rapper um duplo CD. Também foi lançado em 2006 o décimo primeiro e ultimo álbum do rapper Pac's Life um CD que deu no que falar, varias participações como: Young Buck, Hussein Fatal, Chamillionaire, Papoose, Jay Rock e entre outras participaçoes. agora os verdadeiros fãns do 2Pac aguarda a liberação do décimo segundo album do 2Pac "One Nation".
Vivo ou morto, Tupac é um ícone do rap e a sua mais distinta personalidade, um poeta dedicado, um homem com coragem para falar por muita gente oprimida por esse mundo fora e com sensibilidade para definir sentimentos e estados de alma indefiníveis pelo comum dos mortais.

 

História:
A mãe de Tupac, Afeni Shakur, fazia parte do famoso
grupo político "Panteras Negras".Um movimento
que lutava contra o preconceito aos Afro-Americanos.
Afeni estava grávida de Tupac quando foi presa.
Seu padrasto, Mutulu Shakur, foi sentenciado a 60 anos
de cadeia por roubar um carro e matar a vítima.
Isso teve um grande impacto na vida de Tupac que cresceu sem
uma figura paterna ao seu lado.
Nas ruas, os únicos modelos em que Tupac podia se espelhar eram os
traficantes e cafetões.
Tupac se mudou para Baltimore ainda garoto.
Ele descreve essa época como os melhores momentos de sua vida.
Pac se destacava nas aulas de teatro e já demonstrava um
talento acima da média.
Mesmo muito novo, Tupac falava com muita desenvoltura
sobre assuntos raciais.
Seus professores o consideravam um aluno muito interessado.
Era um ávido leitor, devorando desde livros sobre religiões orientais
até enciclopédias inteiras.
Tupac compôs sua primeira música em Baltimore
atrás do apelido "MC New York".
A música falava sobre armas e era inspirada no assassinato de um amigo seu.
De Baltimore, a então viciada em Crack, Afeni Shakur,
se mudou com a família para Marin City, California, Lado Oeste.
Foi nessa época que Tupac começou a vender drogas.
Os traficantes e cafetões diziam a Tupac, que caso precisasse
de algum dinheiro para financiar seus interesses na música
o ajudariam.
"Eles eram como meus patrocinadores", diz.
Foi nessa época que Tupac fundou um grupo chamado
"Strictly Dope" junto com o amigo DJ Dize (Dizz-ee).
As músicas gravadas nessa época viriam a
tona apenas em 2001, sob o nome de
“Tupac Shakur: The Lost Tapes”.
Suas performances na vizinhança fizeram com
que Tupac assinasse com a Digital Underground de Shock G.
Em 1990, Shakur trabalhava como roadie e dançarino
na Digital Underground.
Suas primeiras letras eram notáveis e revelavam a
tendência para sua personalidade violenta.
Em uma música que fez parte da trilha sonora
do filme "Nothing But Trouble", chamada "Same Song",
Tupac conheceu o sucesso pela primeira vez.
Sua Carreira e Problemas:
Em 1991, Tupac lança seu primeiro álbum,
"2Pacalypse Now", que vendeu mais de um milhão
de cópias.
Enquanto Tupac falava de problemas comuns entre os
jovens pobres como gravidez na adolescência e violência
também falava sobre os policiais de forma violenta,
o que fez com que os críticos prestassem atenção em seu álbum,
especialmente depois de um jovem ter matado um
policial alegando que foi inspirado em
uma das músicas de "2Pacalypse Now".

O vice presidente dos
"Estados Unidos", 'Dan Quayle',
denunciou o álbum publicamente,
dizendo que não havia espaço na
sociedade para algo do tipo.
O álbum não gerou nenhum single que ocupasse
o primeiro lugar nas paradas.

Seu segundo álbum, "Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z."
foi produzido por ' Stretch e the Live Squad '
e gerou dois hits que ocuparam a primeira posição nas
paradas: A emotiva Keep Ya Head Up e a festiva I Get Around.
No começo de 1993, Tupac funda o grupo " Thug Life "
com alguns amigos, incluindo, Big Syke, Macadoshis,
seu irmão Mopreme e Rated R.
O grupo lança o primeiro álbum, intitulado,
"Thug Life: Volume 1" pela Interscope em 1994.
Apesar do conteúdo Hardcore do álbum foi um sucesso de vendas.
O grupo se desfêz assim que Tupac saiu da prisão.

Em Dezembro de 1993, Tupac foi acusado de abusar
sexualmente de uma mulher em um hotel.
Segundo Tupac, a mulher que ele havia conhecido em uma boate,
teria feito sexo oral nele em plena pista de dança e teria ido
com ele para um hotel por livre e espontânea vontade.
O rapper disse que tudo não passou de uma armação.

Em Fevereiro de 1995, Tupac foi sentenciado a quatro anos
e meio de prisão por estupro, embora
tivesse negado veementemente.
Pouco depois de ter sua sentença anunciada, Tupac havia levado
cinco tiros em um assalto ocorrido em um estúdio de Nova York.
Tupac deu informações em detalhes sobre o
ocorrido em uma entrevista para a Vibe.

Tupac começou a cumprir sua pena no presídio
de Clinton no final de Fevereiro. Pouco depois seu
multi-platinado "Me Against the World" é lançado.
Tupac entra para história como o único artista a ter um álbum
em primeiro lugar nas paradas estando preso.
"Para mim esse sempre será meu álbum favorito", diz Tupac
em uma entrevista.

Enquanto os guardas o provocavam na cadeia
dizendo que Tupac não era mais o mesmo, ele ria e dizia
"Atualmente meu álbum é número um no País inteiro e
apenas bateu Bruce Springsteen no topo da Billboard".
Na cadeia, se casou com sua namorada Keisha Morris,
união que foi desfeita pouco tempo depois.

Após quase 11 meses na prisão, Tupac foi liberado,
logo após ter feito um acordo com Suge Knight,
o cabeça da "Death Row Records".
Suge pagou uma fiança de 1.4 milhões de dólares.
Em troca, Tupac deveria lançar três álbuns pela sua gravadora.

Imediatamente após sair da prisão, Tupac começou a
trabalhar no novo álbum.
Em Fevereiro de 1996, ele lança seu quarto álbum,
"All Eyez on Me", o primeiro álbum duplo da história
do Rap.
All Eyez on Me vendeu mais de nove milhões de cópias
em 2 semanas e é considerado por muitos como o melhor
álbum do gênero.
Em meio a todo sucesso, Tupac foi assassinado em 1996 a
tiros na cidade americana de Las Vegas, num crime que
não foi esclarecido.
Ele havia recebido cinco balas, duas na cabeça, duas na virilha
e uma na mão.
Ficou em coma durante 7 dias e faleceu em 13 de Setembro às 16h03.

Logo após sua morte, a Death Row lança o álbum
"The Don Killuminati", com o pseudônimo de "Makaveli".
A capa traz um Tupac crucificado com uma coroa de
espinhos na cabeça e um mapa das principais gangues do País.
Em Janeiro de 1997, a Gramercy pictures lança "[]Gridlock'd",
um filme no qual Tupac interpreta um viciado em drogas e
que foi bem aceito pelos críticos recebendo elogios.
Seu último filme, "Gang Related" foi lançado em 1997.

Antes de morrer, Tupac deixou centenas de músicas
gravadas na época de Death Row.
A maioria delas foi lançada em álbuns póstumos como "Better Dayz",
"Until the End of Time", no fracassado "Loyal to the game",
produzido por Eminem e em seu último álbum póstumo "Pac's Life".

Discografia:

1991 - 2Pacalypse Now

1993 - Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z.

1994 -- Thug Life

1995 -- Me Against the World

1996 -- All Eyez on Me

1996 -- The Don Killuminati:The 7 Day Theory

1997 -- R U Still Down?

1998 -- Greatest Hits

1999 -- Still I Rise

2001 -- Until The End Of Time

2002 -- Better Dayz

2003 -- Resurrection

2004 -- Loyal to the game

2006 -- Pac´s Life

 

 

A Morte de Tupac Shakur
Sábado 7 de Setembro

Fachada do Club 662 (Foto) - Onde supostamente Tupac passou com Suge na noite de 7 de Setembro de 1996, antes dos tiros.

2:30 P.M. - Tupac Shakur chega em um BMW preto em Las Vegas.

5:30 P.M. - Tupac espera no salão onde se realizou a luta entre Mike Tyson e Bruce Seldon para o campeonato.

8:00 P.M. - A Luta de Boxe começa.

8:20 P.M. - Mike Tyson vence a luta no terceiro round depois de nocautear Seldon em uma luta de 109 minutos .

8:35 P.M. - As pessoas começam a sair do MGM Grand Hotel.

8:45 P.M. - Tupac sai do salão onde se realizou o combate acompanhado por seus guarda-costas, mas dentro do hotel se mete em uma confusão com um jovem negro, que logo foi reconhecido como Orlando Arderson, de Compton, California. As cameras de segurança da MGM captam o momento em que Tupac e seus acompanhantes batem em Orlando Anderson. Um homem que participou desse incidente foi preso pela polícia para ser interrogado, logo depois foi liberado. A polícia nunca disse o seu nome.

8:55 P.M. - Tupac sai do MGM Grand Hotel em uma BMW dirigida por Suge Knight, pouco tem depois vão ao Hotel Luxor por razões desconhecidas e posteriormente se dirigem para a casa de Suge no sudeste do centro de Las Vegas.
A Noite de 7 de Setembro

10:35 P.M. - Tupac junto com Suge e outros membros da Death Row se dirigem ao Club 662 de Suge, localizado a umas 10 quadras a leste do Bulevar Flamingo.

11:10 P.M. - Aproximadamente a essa hora o BMW onde estava o Suge e o Tupac foi parado por um policial por causa da licença de Suge que não batia com a placa do carro e o auto volume da música que eles escutavam no momento.

11:20 P.M. - Entre o bulevar Flamingo e a rua Koval, um cadillac de cor branco passa e se atravessa a frente do carro onde Tupac e Suge estavam a uma distância de 4 metros e disparam 13 tiros no carro, nos quais 6 atingiram o corpo de Tupac e um passa de raspão em Suge. Suge faz uma volta em U para dirigir-se a Oeste e pára a algumas quadras depois, uma patrulha alcança o automóvel para chamar uma ambulância que recolhe Tupac para o University Medical Center, onde Tupac entrou na emergência e passou por 3 operações. Os médicos decidiram retirar o pulmão direito para conter a hemorragia interna.



Domingo, 8 de Setembro

6:20 P.M. - Tupac passa por uma operação para reparar algumas feridas.


A cena do crime

O BMW preto isolado pela polícia minutos depois do tiroteio que deixou 2pac ferido em Las Vegas.

Segunda-feira, 9 de Setembro

8:00 P.M. - Cerca de 20 amigos e fãs que chegaram pra dar forças ao Tupac fora do hospital são vítimas de uma confusa discussão com policiais. As tensões se acalma quando uma amiga de Tupac interfere. Ninguém foi preso e a polícia logo disse que foi uma mal intendido. Depois do incidente a polícia se mantém patrulhando fora do centro médico.

Sexta-feira, 13 de setembro

4:03 P.M. - Tupac é declarado pelo médico clinicamente morto.
4:30 P.M. - Se fazem presentes amigos e parentes de Tupac no hospital.
5:00 P.M. - Chega ao hospital Suge Knight logo depois de saber da notícia.
 
Sobre Essa Imagem:
Esta foto mostra a autópsia do corpo de Tupac Amaru Shakur, que foi publicado em 1997 no livro "The Killing of Tupac Shakur" (o assassinato de Tupac Shakur) por Cathy Scoot repórter que acompanhou de perto o assassinato do rapper. A fonte original da foto é desconhecida.


Relatório da autópsia

Tupac Shakur foi declarado morto às 16 horas e 3 minutos (4:03 p.m), em 13 setembro de 1996 pelo Dr. Lovett da sala de cuidados intensivos do Centro de Trauma da UMC. Afeni Shakur (mãe de Tupac) deu o reconhecimento ao respectivo corpo de seu filho às 17 horas (5:00 p.m). 10 minutos após o corpo de Tupac ser reconhecido foi transferido para o Gabinete do Juiz de Clark County onde foi realizada uma autópsia (a foto é muito gráfica e mostra detalhes do tórax e a cabeça do cadáver de Tupac aberta por cortes). A autópsia mostrou que ele não tinha consumido nenhuma droga.

Relatório Após a autópsia do corpo

Este é o relatório oficial após a autópsia do corpo do Tupac feito pelo Dr. Ed Brown.
 
A famosa teoria dos 7

O título 7 Day Theory pode ser uma alusão ao fato de ele ter levado os tiros no dia 7 de setembro e ter morrido sete dias depois, no dia 13 de setembro. Em outras palavras, ele esteve vivo no dia 7, 8, 9, 10, 11, 12 e morreu no dia 13.

No álbum Makaveli não existe nenhuma mensão a sua morte, por exemplo: RIP 1971-1996, como é comum nesses casos.
No álbum Makaveli está escrito no encarte: EXIT - TUPAC,ENTER - MAKAVELI.
Mais uma alusão a sua morte e renascimento.
O produtor de Makeveli, The 7 Day Theory é Simon, completamente desconhecido como produtor no rap.
Na bíblia Simon é um apóstolo de Jesus. Simon é uma das primeiras testemunhas da ressureição de Jesus.
No rap Made Niggaz 2Pac diz "dane-se quem não entende meu plano para enriquecer ... fora da lei na sepultura. guarde minha foto".

No rap Niggas Done Changed do rapper Richie Rich 2Pac diz "levei um tiro e morri, não sei explicar como aconteceu, mas acredite, os caras vão ter o que merecem".

No rap Ain't Hard 2 Find 2Pac diz "ouvi rumores de que eu morri assassinado ... mas foi ficção, a história foi alterada".

No clipe de I Wonder if Heaven Got a Ghetto o quarto que 2Pac entra com uma garota é número 7.
No final do clipe o relógio marca 4:03, hora da sua morte.
Por que os produtores desses vídeos de 2Pac insitem nessa 'brincadeira'?

A única testemunha da morte de 2Pac, Yafeu Fula, foi encontrado morto dois meses depois. Suge Knight que acompanhava 2Pac se recusou a dar depoimento sobre o fato.
Aumente o som do seu rádio e coloque a primeira música do álbum Makeveli,
The 7 Day Theory, você ouvirá uma voz dizendo "Suge shot him" traduzindo "Suge atirou nele". -

No rap Thug Luv do Bone Thugs-N-Harmony que tem a participação de 2Pac pode-se ouvir Bizzy Bone dizendo ao fundo "He's Alive He's Alive He's Alive" traduzindo "ele está vivo, ele está vivo, ele está vivo".
Várias pessoas acompanhavam 2Pac no dia da luta de Tyson, inclusive vários guarda costas, por que nem um deles foi testemunha do assassinato? Se essa história de morte arranjada para um retorno triunfante for verdadeira, 2Pac deve 'ressussitar' em 2003.
Apesar de parecerem absurdas, todas essas evidências nos deixam ansiosos para ver o que vai acontecer.

Será que 2Pac está realmente vivo? essa pergunta só será respondida se ele realmente voltar, mas enquanto essa volta não acontecer a pergunta vai ficar no ar por muito, muito tempo.
Grupos Que Tupac era Membro.


*Born Busy*


Quando estava na oitava série, Tupac, usando o apelido "MC New York", Ace Rocker e o DJ Plain Terror fundaram o grupo Born Busy.

-


*Underground RailRoad*

Se você der uma olhada no encarte de 2Pacalypse, perceberá que todas as músicas são produzidas pelo Underground RailRoad.O grupo é desconhecido para a maioria dos fãs de Tupac.O Underground RailRoad consiste em uma fusão do Live Squad, Big D The Impossible, Pee Wee, Jeremy e membros do Digital Underground, o grupo da bay area no qual tupac faria sua primeira gravação em estúdio.Live Squad era o grupo de Randy 'Stretch' Walker, amigo mais próximo de Tupac na época em que 2Pacalypse Now e Strictly For My NIGGAZ foram produzidos.Por razões desconhecidas, o grupo se desfez logo em seguida.

-


*Digital Underground*

Tupac tinha 18 anos quando se juntou ao Digital Underground, que era formado por Shock G e ChopMaster J. Eles tiveram sua primeira música gravada em estúdio em 1987. Chamada "Underwater Rimes" chegou em número um nas paradas na Holanda. Então em 1989 eles assinaram com a "Tommy Boy Records".
Agora com 7 membros, sendo Tupac um deles. Tupac se juntou ao grupo e saiu em turnê com eles. Tupac era rodie. Sua primeira aparição em uma música foi em "Same Song". Com o apelido de MC New York, Tupac saiu com o Digital Underground em turnê mundial. Tupac se tornou um artista solo com seu "2Pacalypse Now", mas fechava com o Digital Underground até o dia de sua morte em 96.

-


*2 from the Crew*

Em 1986, Tupac ingressa no grupo "2 from the Crew", um grupo formado por pré adolescentes que viviam na "selva" de Marin City.
O grupo fez músicas como "Lifestyle of the Poor and Homeless" e "Lets Get It On".
Eles cantavam sobre a vida do jovem negro no ghetto. Um assunto que Tupac fazia questão de expor a sociedade.
 
*Strictly Dope*

Tupac teve muita sorte quando conheceu " Leila Steinberg" em San Francisco.
Eles fizeram amizade e ela se tornou sua acessora.
Leila tinha boas conexões na indústria da música.
Ela apresentou Pac a Ray Luv e mais tarde, Tupac e Ray formaram o
grupo "Strictly Dope".
Eles gravaram algumas músicas que foram lançadas após a morte de Tupac no álbum "1 in 21".
Foi Leila quem apresentou Tupac a Atron Gregor, o manager
do Digital Underground e que apreciou o rap de Tupac porque
ele representava as ruas.


-


*ThugLife*

Em 1986, Tupac e outro rapper formaram o grupo 2 From The Crew.
As pessoas na vizinhança sempre chamavam eles de "Thugs" (bandidos).
Então eles começavam a falar nas músicas "Thug Life".
Eles gravaram uma música chamada Thug Life (vida bandida).
Anos depois Tupac e Randy "Stretch" Walker formaram o grupo ThugLife.
Stretch deixou o grupo mais tarde por razões desconhecidas.
Em 1992, Tupac conhece "Little Psycho". Eles gravaram uma música, novamente
com o título de "Thug Life", e mais tarde Psycho entraria no grupo, usando o apelido "Syke".
Mais tarde, Macadoshis e The Rated R entram no grupo. Eles assinam com a Interscope Records e gravam um LP intitulado "Thug Life Volume 1."
O estilo do álbum era tão Hardcore e Underground que fez com que a Interscope relutasse no começo, mas mudaram de idéia mais tarde.
O irmão de Tupac, Mopreme, se junta ao grupo.
Em 26 de Setembro de 1994, Thug Life Volume 1 é lançado chegou a vender
disco de ouro, o que foi bom, mas não como eles esperavam.
Muitas pessoas responsabilizaram a Interscope que editou e removeu
várias músicas do LP.
O primeiro single e vídeo "Pour Out A Little Liquor", era uma música solo de Tupac.
O segundo, terceiro e quarto singles e vídeos foram "Cradle To The Grave,"
"How Long Will They Mourn Me?" and "It Don't Stop."
Em 30 de Novembro, Tupac é assaltado e baleado cinco vezes em um estúdio
de Nova York. Em seguida, é detido, acusado de assédio sexual.
Foi declarado culpado e em 14 de Fevereiro de 1995 é mandado para a prisão.
Em 12 de Outubro, a Death Row Records, Interscope Records e Time Warner pagam uma fiança de $1,4 milhões para que Tupac seja libertado em troca, Tupac teria que lançar 3 álbuns pela Death Row Records.
Depois disso, o grupo se extinguiu.
Syke e Moprem entram para o novo grupo de tupac, os Outlawz, mas saem na sequência.
Syke assina com a Makaveli Records e junto com Tupac faz planos de lançar
Thug Life Vol 2.
Mas em 7 de Setembro de 1996, Tupac é baleado em Las Vegas, Nevada.
Tupac morreu uma semana depois.


-



*Outlawz*

Outlawz é um grupo estadunidense de rap fundado por Tupac Shakur.
Já foi formado por muitos integrantes:

Kadafi (morto em 1996, enquanto estava a caminho de uma delegacia para dar um depoimento sobre a morte de 2Pac),
E.D.I. Amin, Young Noble, Fatal Hussein, Kastro, Greg Nice, Napoleon, Prince Ital e Storm.

Hoje apenas Young Noble e Napoleon integram o Outlawz, seguiram 2Pac por quase toda sua carreira jurando morrer por ele, hoje um dos únicos grupos de RAP que ainda fazem a linha revolução, outros como 50 Cent não honram o que escrevem baixando muito o nível do HIP-HOP hoje em dia,que rescentemente assinaram com a Cashville, G-unit south. Afiliada ao 50 cent.